Voltar para o blog

Sono Reparador: Dicas Nutricionais para Dormir Melhor
A qualidade do seu sono está diretamente ligada ao que você se alimenta e seu estilo de vida. Veja dicas práticas para noites tranquilas.
- Faça refeições leves no jantar: A digestão aumenta a temperatura do corpo e dificulta o sono.
- Evite bebidas estimulantes: Evite bebidas que contenham cafeína, álcool ou refrigerantes a base de cola a partir das 16h.
- Consuma alimentos que auxiliam na produção do sono: Banana, couve manteiga, cebola, grão de bico, laranja, alface, iogurte natural, ovos, peixes, castanhas, aveia, brócolis, berinjela, couve flor, etc.
- Consumir chás que induzam o sono: Chás calmantes como camomila, maracujá (folhas), erva doce, erva cidreira, melissa, mulungu, valeriana, etc.
- Opte por uma ceia leve: Caso realize a ceia antes de dormir, opte por alimentos integrais e de baixo índice glicêmico. Uma ceia adequada (se necessário) otimiza o transporte do triptofano para o cérebro, melhorando a síntese de serotonina e induzindo o sono.
- Desconecte-se: Evite aparelhos eletrônicos como televisão, celulares e computadores pelo menos 2 horas antes de dormir, ou utilize em luz baixa/noturna ou amarela.
- Tenha uma rotina: Tenha horários regulares para ir para a cama e acordar.
- Evite atividade mental excessiva: Evitar atividade mental excessiva após as seis da tarde. A liberação de hormônios ligados ao estresse interfere com a produção de serotonina e consequentemente da melatonina.
- Prepare o ambiente: Evite ambientes barulhentos ou com movimentação. O quarto deve estar escuro para facilitar a produção de melatonina.
- Relaxe antes de dormir: Pratique alguma técnica de relaxamento, meditação, yoga, ouça músicas calmas ou foque em sua respiração.